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Logística e Números que ajudarão no Marketing de Conteúdo do PROJETO POLÍTICO e CAMPANHA ELEITORAL

Agora você sabe o que é marketing de conteúdo, por que é importante e como outros criadores o estão usando para aumentar sua visibilidade e confiança, ao mesmo tempo em que fazem mais vendas.


A próxima pergunta é o que você realmente precisa fazer no dia a dia para expandir o site do seu projeto político e construir essa confiança.

Com que frequência você precisa postar? Quais tipos de conteúdo você deve fornecer? Qual é a duração de uma postagem de blog ideal? Isso é o que examinaremos neste capítulo.

Tipos de marketing de conteúdo

De longe, o tipo mais popular de marketing de conteúdo é escrito. Em outras palavras, o marketing de conteúdo aqui envolve escrever posts e artigos regulares e depois publicá-los em um blog ou site. Isso fornece uma base onde seus visualizadores podem desfrutar de seu conteúdo e permite que você se beneficie do SEO que vem adicionando conteúdo regularmente ao seu site. Isso também significa que você pode compartilhar suas postagens nas redes sociais para construir seguidores dessa forma e direcionar ainda mais tráfego para o seu site.

Mas o conteúdo escrito é apenas uma forma de marketing de conteúdo. Outras opções incluem:

• Vídeo

• Vídeo ao vivo

• Podcast

• Imagens

• Quizzes / testes / jogos

• Música

E mesmo dentro da versão escrita mais básica do marketing de conteúdo, você ainda tem muitas formas diferentes: desde o conteúdo humorístico trash, de formato curto, que é compartilhado no Buzzfeed, até as peças mais profundas e desafiadoras compartilhadas em algo como Brain Pickings. Então você tem conteúdo que é “perene” (o que significa que vai durar para sempre) e conteúdo que é muito contemporâneo e temporal – como notícias de última hora.

Cada tipo diferente de conteúdo tem suas vantagens e desvantagens e, dependendo do seu público e dos seus objetivos, você terá uma abordagem diferente quanto à regularidade, duração, etc.

Mas, na maior parte do tempo, é seguro presumir que você vai querer algum tipo de blog. Mesmo que você dê um grande impulso ao marketing de vídeo, provavelmente o fará além de um blog. Por esse motivo, vamos supor por agora que esse é o caminho que você vai seguir.

Nesse caso, podemos fazer algumas sugestões úteis sobre a regularidade e os métodos que você usará para publicar seu conteúdo.

Frequência, comprimento e mais fatores

Frequência

Se você deseja conquistar seguidores em seu blog, precisa ser frequente e consistente. Esta é uma prioridade absoluta, pois deixar de postar regularmente resultará na perda de interesse dos visitantes e não mais no site do seu projeto político. Se eles verificarem várias vezes e seu site for o mesmo da última vez, isso significa que eles provavelmente desistirão.

O mínimo que você deve postar é uma vez por semana. Se você fizer isso, também deverá postar em um dia consistente e certificar-se de que está sempre na hora certa.

Mas, embora você possa sobreviver em um post por semana, essa não é a melhor estratégia. O que é muito preferível é que você tenha como objetivo produzir várias postagens de blog em um único dia. Caso contrário, você deve tentar fazer pelo menos uma postagem no blog por dia.

Pode parecer muito, mas a prova está no pudim. Pense em qualquer um dos principais blogs que você gosta de ler regularmente: quantas postagens eles têm? Provavelmente, eles publicam várias vezes em um único dia ou pelo menos uma vez por dia.

Se você é um político que espera ganhar apoiadores com um site ou blog – com a esperança de ter eleitores o suficiente para ter muitos votos na próxima eleição -, a principal atividade na qual você deve se engajar é escrever seu conteúdo e, em seguida, promovê-lo.

E se você quiser que este seja seu trabalho de tempo integral, você precisa tratá-lo como um trabalho de tempo integral. Você não pode receber um salário em tempo integral por 2 horas de trabalho todas as semanas. Portanto, aprenda a escrever bem e aprenda a escrever rápido.

Comprimento

Em termos de duração, a maioria dos SEOs e especialistas em marketing político agora recomendam buscar conteúdo de formato mais longo. Qualquer coisa com 1.500 palavras ou mais será capaz de fornecer uma profundidade muito maior e muito mais insight em comparação com algo que tem apenas 500 palavras.

Como tal, essas postagens mais longas tendem a ser melhores em criar confiança e autoridade e também tendem a ser mais compartilhadas. Além disso, eles têm uma chance maior de acabar na seção de “notícias” com curadoria do Google – o que é fantástico para aumentar a visibilidade e mais visitantes.

O único problema é que escrever um ou mais posts por dia com 1.500 palavras cada se torna uma tarefa impossível para a maioria das pessoas e políticos e até mesmo para a maioria dos blogueiros. Portanto, uma estratégia melhor seria apontar para um conteúdo mais curto – talvez 500-700 palavras – para a maioria das postagens e, em seguida, escrever algumas mais longas.

Isso também tem outro benefício adicional, pois permitirá que você mantenha seu conteúdo com uma aparência mais natural e orgânica. Quando cada postagem em seu site é aproximadamente semelhante em termos de tamanho e estrutura, isso pode ser ruim do ponto de vista de SEO. Para o Google, muita consistência não parece orgânica. Não parece que você escreveu os artigos dessa maneira porque é assim que você acha que eles deveriam ser – mas parece que você os escreveu dessa forma porque pensou que isso o ajudaria a subir no Google. Em outras palavras, parece que você está tentando manipular o sistema.

Por outro lado, se o tamanho do seu conteúdo varia, então parece mais que você está focado em entregar um bom conteúdo para seus leitores, sem se preocupar com como isso pode impactar seu SEO. Ironicamente, é isso que o Google quer que você faça!

Da mesma forma, também é melhor para seus leitores, pois eles nem sempre terão tempo para sentar e ler uma grande quantidade de texto sobre um assunto. Com informações mais curtas e postagens mais longas, eles podem ler em seu próprio lazer e escolher a postagem certa para a quantidade de tempo disponível.

Outras formas de conteúdo e conselhos para agendamento

Se você também vai postar outros tipos de conteúdo, eles podem seguir programações ligeiramente diferentes. Os vídeos do YouTube, por exemplo, serão mais provavelmente uma vez por semana (isso é bastante normal para os criadores do YouTube), enquanto as postagens nas redes sociais certamente devem ser várias vezes ao dia.

Dependendo do seu tempo disponível, do tamanho da sua marca e das plataformas com as quais você está trabalhando, isso pode dar muito trabalho. Nesse caso, talvez você precise se tornar um pouco mais estratégico ao considerar como fará seu marketing.

Por exemplo, você pode descobrir que pode se beneficiar com o agendamento de postagens. O próprio WordPress e muitas plataformas de mídia social permitem que você crie postagens e depois as configure para postar em um momento específico. Para os sites de mídia social que não oferecem suporte a esse recurso, você pode usar ferramentas externas como IFTTT.com, mLabs ou Buffer. Dessa forma, você poderá garantir que seu site tenha um fluxo constante de novos conteúdos, mesmo nos dias em que ficar sem tempo ou talvez sem inspiração.

Outra dica é considerar a criação de um calendário de programação de marketing político de conteúdo. Isso basicamente descreve todo o conteúdo que você precisa criar e mostra quando e como você o postará. Isso o ajudará a garantir que sua estratégia de marketing se encaixe em sua rotina e em sua programação e, dessa forma, poderá ajudá-lo a evitar a perda de postagens ou a obstrução de outros trabalhos.

Lembre-se, se você não tem tempo para escrever todo o conteúdo sozinho, então você sempre pode usar outros criadores para ajudá-lo a encontrar tempo. Você pode fazer isso trabalhando com parceiros ou usando sites de freelance e fóruns para webmasters, onde as pessoas anunciarão suas habilidades. Certifique-se de pagar um pouco mais e usar apenas os melhores criadores de conteúdo – qualquer coisa menos pode prejudicar sua imagem ou projeto político.

Continue acompanhando os próximos 5 artigos dessa série para te ajudar no Marketing de Conteúdo do seu projeto político.

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