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DICAS DE ENTREVISTA EM SEMINÁRIO-ON-LINE PARA MARKETING POLÍTICO, CAMPANHA ELEITORAL E NEGÓCIOS

Se há uma habilidade que pode bombar ou quebrar seu Seminário-On-Line, é entrevistar.

Tenho certeza que você ouviu os entrevistados pobres e se perguntou quando você poderia desligar o rádio, a TV, o computador ou desligar o smartphone. E depois há os entrevistadores fabulosos que são tão hábeis em obter grandes informações de seus convidados que você poderia ouvir por horas. Jô Soares, Hebe Camargo, Pedro Bial, Vera Magalhães, Serginho Groisman, Danilo Gentili são ótimos exemplos. Mesmo que tenham estilos muito diferentes, eles têm algumas semelhanças na forma como entrevistam. Veja como garantir que sua própria entrevista seja superior para seu marketing político, campanha eleitoral ou negócio…


1. Prepare-se. Bons advogados têm um lema: “Não faça uma pergunta que você ainda não sabe a resposta.” Embora você não precise prever cada palavra da boca do seu entrevistado, você deve ter uma forte ideia de suas áreas de especialização, sua formação e seu valor para o seu público. Se você não está familiarizado com eles, investigue: leia-os online, obtenha uma cópia de seu livro, ouça outras entrevistas que eles fizeram e confira seu site. Basicamente, certifique-se de saber quem eles são e o que eles podem oferecer aos seus ouvintes.


2. Compartilhe. Compartilhe seu plano para o Seminário-On-Line com seu entrevistado. Você planeja guiar a sessão com perguntas, ou gostaria que seu especialista tomasse a palavra? Você quer que eles mencionem o projeto ou serviço que eles têm para oferecer, ou você quer que o Seminário-On-Line seja livre de pitch? Quais são as principais perguntas que você vai fazer? Quem é o seu público? Passe essa informação para o seu especialista para que ele ou ela possa se preparar.

3. Cuidados. Ouvi entrevistas onde tive a impressão de que o entrevistador nem estava ouvindo as respostas do especialista. Não importa o que seu convidado disse, eles nunca responderam e simplesmente leram a próxima pergunta de uma folha. Não cometa esse erro. Ouça e responda cuidadosamente às respostas de seu convidado, e faça os tipos de perguntas que seu público gostaria que pudessem fazer para ter um marketing político imbatível.

4. Ouse. De acordo com o último ponto, atreva-se a pedir algumas questões mais profundas. As melhores entrevistas são as em que as perguntas vão um pouco mais fundo do que na maioria das outras entrevistas sobre o mesmo tema. Há valor em ir além das mesmas velhas informações que foram cobertas várias vezes. Seja diferente por ser mais atencioso e perspicaz. Isso não significa que você deve fazer perguntas rudes, pessoais ou profundamente confrontantes. Apenas seja curioso, aberto e realmente envolvido na conversa. Afinal, isto é um Seminário-On-Line, não uma audiência de confirmação do Senado!


5. Desapareça. Um dos maiores erros que você pode cometer é se colocar sob os holofotes. Como entrevistador, seu trabalho é entrar em segundo plano e deixar seu especialista tomar o centro do palco. Ele é quem pode ajudar muito no seu marketing político e campanha eleitoral futuramente. Você escolheu essa pessoa porque elas têm informações valiosas, então deixe-a compartilhá-lo! Não fique com o microfone, volte a virar a conversa para si mesmo, ou comece cada frase com “eu”.



Uma boa entrevista requer prática, mas a boa notícia é que você pode começar a crescer suas habilidades agora! Pratique em pessoas com quem você entra em contato – em pé na fila do banco, durante o jantar com sua família, e enquanto assiste as crianças jogarem no jogo da Liga Infantil. Pergunte a eles sobre si mesmos, e pratique ouvir e responder. Você pode até aprender algo no processo!

Continue acompanhando os próximos 4 artigos para saber como fazer marketing político com Seminários-On-line e pode mudar completamente suas estratégias para o projeto político on-line e campanha eleitoral.

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